quinta-feira, 2 de abril de 2009

O que é Placa Bacteriana?

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.
Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.
Como posso evitar a formação da placa bacteriana?É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:
· Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
· Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
· Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.
Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.
O tártaro ameaça a saúde da boca, tornando seu sorriso menos atraente.
Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes.
Por meio da raspagem, a placa e o tártaro são removidos da coroa e raiz do dente.

Fonte: Colgate Brasil

O que é Tártaro?

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e gengivite.
O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Substância porosa, o tártaro absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.
Como saber se tenho tártaro?
Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.
Como evitar a formação do tártaro?
Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como "raspagem".
Fonte:Colgate Brazil

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Adoçantes: implicações para os dentes e a nutrição

O adoçante substitui o açúcar?
O adoçante é considerado um substituto do açúcar em relação ao paladar. No entanto, é preciso esclarecer que, enquanto o açúcar é calórico, os adoçantes podem ou não conter calorias.

Os adoçantes evitam a cárie dental?
O açúcar ou sacarose é o alimento principal das bactérias que provocam cárie. Os adoçantes não são aproveitados por elas da mesma forma; logo, quando há oferta de adoçantes substituindo a sacarose, o número de bactérias diminui. No entanto, é muito importante lembrar que vários fatores atuam em conjunto para provocar a cárie. Assim, a prevenção não pode ser direcionada para um único fator. Além disso, a substituição da sacarose por outros tipos de carboidratos mais complexos (menos utilizados pelas bactérias), seria a escolha mais saudável.

Os adoçantes têm contra-indicação para a saúde geral?
Desde que os adoçantes sejam ingeridos dentro da quantidade recomendada (muitos produtos dietéticos possuem em seu rótulo a dose máxima diária), não há problema. Deve-se tomar cuidado com os adoçantes constituídos de álcool poliídrico (sorbitol, xilitol, maltitol), que não devem ultrapassar a dose de 50 g/dia sob risco de provocarem diarréia. Outro fato a ser lembrado é que o aspartarme, por ter fenilalanina, é contra-indicado para pacientes fenilcetonúricos (que não conseguem metabolizar a fenilalanina), sendo este distúrbio muito raro na população (1:16.000).

As crianças podem ingerir adoçantes?
Sim, as crianças podem ingerir adoçantes, mas normalmente recomenda-se apenas para aquelas que realmente têm indicação para o seu uso, como as diabéticas e, em algumas situações, as obesas (indicação médica). No entanto, em relação às crianças com risco aumentado para a cárie dental, o ideal é manter um controle na ingestão de sacarose, tanto na freqüência quanto na quantidade, e reforçar os outros meios preventivos.

O açúcar em forma de sacarose faz falta para crianças?
O açúcar é um alimento considerado uma fonte importante de carboidrato de absorção rápida. Atualmente, têm-se dado maior ênfase à utilização de carboidratos complexos em detrimento dos simples (de absorção rápida), não apenas devido ao aumento da prevalência de obesidade infantil, mas também como uma forma de prevenção de cárie. Portanto, desde que os carboidratos sejam consumidos na quantidade recomendada (55-60% do valor calórico total da dieta), não há necessidade de se consumir especificamente o açúcar, podendo ser ingerido outro tipo de alimento que seja fonte desse nutriente, principalmente os não-processados, como os integrais.
O uso indiscriminado de refrigerantes diet (com adoçante) faz mal à saúde?
Como ocorre com qualquer alimento, o uso indiscriminado dos adoçantes não é indicado, devendo, portanto, haver moderação. Alguns adoçantes sintéticos como aspartame, sacarina, acesulfame-K e sucralose são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) e, portanto, têm uma regulamentação maior para as doses máximas recomendadas. Os estevosídeos (stévia), apesar de muito utilizados na América do Sul, não são aprovados pela FDA e, portanto, não têm uma regulamentação específica quanto a doses máximas permitidas. O ciclamato de sódio foi proibido pela FDA, mas novos estudos comprovaram que a dose tóxica é muito alta, e, por isso, cogita-se a sua reaprovação. Os refrigerantes diet utilizam, em geral, uma mistura de aspartame, sacarina e ciclamato de sódio. A chance de se chegar à dose máxima desses componentes é, praticamente, teórica. Levando-se em conta que os estudos ora aprovam, ora condenam os diversos adoçantes, e tendo em vista que os órgãos controladores seguem os estudos para aprovarem ou não o uso, o mais sensato é utilizar pouco.

E em relação aos chicletes "sugar-free"?
São melhores que os que possuem açúcar, mas deve ser observada a quantidade recomendada. Além disso, o fato de não terem açúcar e estimularem a salivação faz com que ajudem na proteção contra a cárie. Isso vale principalmente para o chiclete com xilitol, pois esse adoçante tem uma ação antibacteriana.

As gestantes podem consumir produtos com adoçantes?
Sim, desde que tenham orientação para a ingestão de uma dieta equilibrada e não utilizem esses produtos em excesso. O aspartame poderia trazer problema no caso de a criança ser fenilcetonúrica, mas esse distúrbio, como dissemos, é muito raro. A sucralose (splenda) é liberada pela FDA para gestantes, pois ela não é absorvida no intestino.

Dez mandamentos para um sorriso saudável

1 - CONSULTE SEU DENTISTA REGULARMENTE - Mesmo que não tenha "dor de dente", de preferência a cada seis meses, ou, no máximo, um ano. Consulte-o sempre que tiver alguma dúvida e siga suas orientações.
2 - ESCOVE OS DENTES NO MÍNIMO TRÊS VÊZES AO DIA - A escovação é a base de todo o processo da higiêne bucal: escove os dentes diariamente, pela manhã, ao levantar, após as refeições e à noite, antes de deitar. Limpe todos os cinco lados do dente (de cima, de dentro e de fora, com a escova, e entre os dentes, com fio dental), principalmente na região da gengiva. Escove os dentes no sentido vertical (de baixo para cima) e não apenas no sentido horizontal. O seu dentista pode ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de escovar os dentes e indicar o melhor creme dental: dê preferência a um menos abrasivo e que libere mais flúor durante a escovação. Mas lembre-se: a boa escovação independe da qualidade do creme dental. Quanto a escova de dentes, as mais recomendadas são aquelas com cerdas de pontas arredondadas, macias e de cabeça pequena. Consulte, também, seu dentista em caso de dúvida, pois existem vários tipos e marcas de escovas.

3 - ESCOVE SUA LÍNGUA - Escove cuidadosamente sua língua, porque ela também retém resíduos alimentares.
4 - USE SEUS DENTES PARA MASTIGAR ALIMENTOS - Não use os dentes para partir linhas, abrir garrafas, quebrar amêndoas, etc. Você corre o risco de estragá-los. Não se esqueça: cada dente de sua boca tem valor inestimável.
5 - NÃO COMA ALIMENTOS MUITO AÇUCARADOS - Evite alimentos ácidos e açucarados em excesso e a ingestão de alimentos fora dos horários de refeição, onde a posterior escovação é geralmente esquecida. Procure não ingerir alimentos muito quentes e logo após muito frios ou vice-versa. É fundamental que se escove os dentes sempre após a ingestão de alimentos, principalmente carboidratos.
6 - CUIDE DOS DENTES DE LEITE - A primeira dentição é muito importante: é ela que prepara o caminho para a erupção dos dentes. Por isso, os pais devem levar os filhos ao dentista para tratar os dentes de leite. É errado pensar (e arriscar conseqüências graves) que os dentes de leite dos filhos têm importância secundária, por serem condenados a cair. Um dente de leite comprometido pode prejudicar a boa formação do dente permanente.
7 - COMA ALIMENTOS DE QUALIDADE - Não procure quantidade na alimentação, mas sim qualidade. Nutra-se, principalmente, de alimentos contendo sais minerais e vitaminas, como leite, ovos, verduras e frutas. Mastigue vagarosamente os alimentos para dar vigor aos dentes e facilitar a boa digestão. Beba água no intervalo entre as refeições.
8 - NÃO DEIXE SEU DENTE CARIAR - Não descuide dos dentes, pois estes podem cariar, e a cárie é uma cavidade repleta de micróbios que produzem as infecções dentárias. Estas infecções podem produzir inúmeras doenças no organismo, como afecção visual e das amídalas, sinusite maxilar,gastrite,reumatismo entre outras.
9 - DÊ ATENÇÃO AO NASCER OS DENTES MOLARES - Cuide dos molares que nascem aos seis anos, pois são os primeiros dentes permanentes a nascer, e os mais importantes de todos. O alinhamento dos dentes das duas arcadas dentárias está subordinado a eles, que constitui a chave da articulação dentária.
10 - NÃO ESQUEÇA DE IR AO DENTISTA. SEMPRE... O mais importante: não esqueça o dentista: ele é o seu melhor orientador, que cuida dos seus dentes e da sua própria saúde oral.

Clareamento Dental

Embora haja problemas de dentição com causa genética (dentes muito separados, por exemplo) ou acidentais (dentes quebrados), a conquista da beleza começa em casa, com hábitos saudáveis.
Além da higienização correta - e isso inclui o uso do fio dental e de escova e pasta adequadas, é muito importante dar a mesma atenção à gengiva, incluindo-a nos movimentos da escovação. O problema começa na interface dente-gengiva, onde se desenvolvem infecções devido ao acúmulo de resíduos.
A visita ao dentista a cada seis meses é a outra forma de fazer a manutenção geral da saúde bucal - e, indiretamente, da beleza.
O dente é um corpo vivo: uma cárie não cuidada a tempo pode levar à necessidade de tratamento de canal; e, com a retirada da enervação do dente, ele pode escurecer ou ficar amarelado.
Os dentes também amarelam devido a alimentação incorreta. Excesso de café, chá, alimentos com corante, beterraba, feijão preto, amora, vinho e fumo provocam o escurecimento ou o surgimento de manchas. Sem falar que os dentes começam a escurecer naturalmente a partir dos 30 anos.
Há 3 métodos praticados atualmente:
Primeiro Método: É feito com o uso de uma "moldeira" - um molde que é feito no consultório e levado para casa. A própria pessoa coloca nele um gel a base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida e o encaixa nos dentes todas as noites, por um período determinado pelo dentista, retirando-o pela manhã.
Segundo Método: No segundo método, a mesma moldeira é utilizada apenas no consultório, por uma hora, graças ao gel em concentração bem mais alta.
Terceiro Método: O método mais moderno é o que utiliza o laser, junto com o gel, para clarear. O clareamento é feito em consultório, numa única sessão.
Os resultados são excelentes em todos os métodos, mas o que usa o laser é o mais rápido e tem efeito na hora. No entanto, os resultados serão menos satisfatórios se os dentes estiverem muito escuros ou com faixas, em casos de perda severa no esmalte ou nos dentes que apresentam trincas visíveis.
Embora os resultados sejam satisfatórios, o clareamento provoca certa sensibilidade na maioria dos casos. No primeiro método, feito em casa, a sensibilidade notada é maior. A gengiva pode ficar bastante irritada em contato com o gel e, se colocado em quantidade superior a recomendada pelo dentista, é comum que ele escorra da moldeira durante o sono. Feito no consultório, o controle é maior. Ainda assim, o laser é o que mais evita a irritação da gengiva pelo gel.
Fonte: Revista Manequim, setembro 2003

Cadeiras do dentista se aprimoraram nos anos 70

Os primeiros tratamentos dentários eram feitos no chão e hoje confortáveis cadeiras seguem ergonomia que acomodam o paciente Dizem que ir ao dentista é uma falta de prazer. O tratamento ainda oferecer dor. Porém, o avanço tecnológico tem diminuído esta dor. Se voltarmos para séculos atrás notamos que o atendimento era feito em condições precárias. O local onde era feito o tratamento dentário foi alvo de uma longa evolução. Nos primórdios, o "dentista" sentava-se no chão diante do paciente para realizar o tratamento. Os gregos criaram a primeira cadeira para fins cirúrgicos. A definição de consultório odontológico surgiu através de Pierre Fuchard, considerado o "pai da odontologia moderna". Em Paris, a partir de 1719, ele passou a colocar o paciente em uma cadeira com um encosto almofadado. Na época, o dentista é quem ia atrás do paciente e não vice-versa. A cadeira odontológica mais antiga que se tem conhecimento foi utilizada por Josiah Flagg nos Estados Unidos entre 1790 e 1812. Era de nogueira, possuía um almofadado para a cabeça e apoio para os braços. A cadeira era sempre colocada próxima a uma janela pois o tratamento era feito com a luz natural. Nos anos de 1930 surge a industrialização das cadeiras odontológicas, próximas aos padrões atuais. Nos anos 70 ela toma o formato atual, com mesas e aparelhos auxiliares. Atualmente, as cadeiras seguem a ergonomia do paciente, dando-lhe comodidade e facilitando os diversos ângulos que o dentista precisa para a realização dos procedimentos.
Fotos : Reprodução Catálogo Geral S. S. White 1929













Cadeira portátil de fácil montagem e acoplada a uma caixa com a qual era transportada ao lugar "onde o paciente estava". Utilizada entre 1885 a 1930

O "motorzinho" ou trépano a pedal. O da reprodução é de 1929 mas ele existida desde o início da década de 1760. Um dentista pedalava igual a uma máquina de costura e outro aplicava o "motorzinho" no dente cariado. Devido à trepidação, o paciente sempre tinha seu dente aberto mais que o necessário



Embora pareça que o paciente está preso, as cintas no tórax, no abdômen e nas pernas serviam para sua segurança, evitando o deslizamento do corpo. A cadeira é da década de 1920, menos anatômica que as atuais, lembrando bem uma cadeira de barbeiro.

Década de 20 a 50











Década 90 em diante

Você Sabia. . .

A nicotina existente nos cigarros obstruem os vasos capilares do osso maxilar e mandibular, então com esta obstrução chega menos sangue a estes ossos do complexo bucal, assim com o passar do tempo estes ossos reduzem de tamanho, o que acaba por expor as raízes dos dentes dando um aspectos de que os dentes cresceram, isto gera mobilidade deste dentes e por fim se não for interrompido o hábito de fumar e não for realizado um tratamento profundo dos tecidos envolvidos (periodonto) certamente resultará na perca progressiva dos dentes.

terça-feira, 31 de março de 2009

Dentista Também Entende de Gastronomia

Que bebida combina mais com os caldinhos?

SOPAS LEVES - Caldo verde

Vinho: tinto Dão, Bairrada, Brasileiro Reserva.
Justificativa: caldo verde é um creme de couve com batatas e tem a variante que acompanha lingüiça.
Este caldo não é muito encorpado e tem sabor levemente herbáceo. Perfeito para este estilo são os vinhos de corpo médio, aromas levemente frutados com notas de especiarias, caso dos vinhos da Bairrada e do Dão.
Cuidado com vinhos muito frutados e alcoólicos como os do Alentejo ou Novo Mundo.Sugestão: Dão Porta dos Cavaleiros 2003, Mistral. Marson famiglia 2002, Marson, Brasil.

Capelete in brodo

Vinho: tinto Chianti, Valpolicella, Rosso di Montalcino.
Justificativa: Bem leve e com sabor delicado de noz-moscada, esse caldo tem ainda a presença do capelete. Mas isso não interfere na textura. O vinho ideal para este tipo de caldo (brodo) é de sabor levemente ácido e frutado, sem marca do carvalho. Neste caso experimente adicionar um gole do vinho ao caldo. Sugestão: Clianti San Fabiano 2003, Decanter. Rosso di Montalcino Camigliano, 2003, Casa Flora.

SOPAS ENCORPADAS - Caldinho de feijão

Vinhos: Jerez manzanilla ou fino.
Justificativa : Este é um clássico.
Cremoso, picante, com ou sem alho torrado por cima. A textura do prato, o sabor picante e a nota salgada que tem este caldo devem ser considerados para uma harmonização. Para resolver de forma eficiente o picante do alho torrado e da pimenta-de-cheiro é preciso um vinho de boa acidez, sabor discreto e levemente amendoado. O Jerez é o par ideal para este tipo de creme e para todas as demais comidas que têm características picantes e salgadas.
Sugestão: Jerez Fino La Ina, Pernod Ricard.

Minestrone

Vinho: Tintos encorpados com boa acidez e taninos.
Justificativa: Prato de textura e pedaços de carne e de legumes cozidos precisa de um vinho com bons taninos e alguma fruta.
A untuosidade tem que ser equilibrada pela acidez do vinho, neste caso o ideal são os vinhos como os da Sicília ou da Campânia.
Sugestões: Aglianico Mastroberardino, Campania 2002, Mistral. Sédara Nero d´Avola , Sicília, World Wine.

Creme de mandioca (aipim)

Vinhos: tintos Malbec argentino, Cabernet chileno, Syrah australiano.
Justificativa: Textura grossa e de sabor pronunciado.
Para suportar este creme é preciso ter corpo e muita fruta no sabor. Vinhos tintos frutados e encorpados darão conta da textura e do sabor deste creme.

Humor

Dentista não entra... intrui
Dentista não fecha... oclui
Dentista não sai... avulsiona
Dentista não tem atração... tem quimiotaxia
Dentista não morre... necrosa
Dentista não vai pra frente... vestibulariza
Dentista não vai pra trás... palatiniza
Dentista não chupa... faz sucção
Dentista não é dentuço... possui uma má oclusão de classe II
Dentista não é queixudo... possui uma má oclusão de classe III
Dentista não usa dentadura... usa uma PPR
Dentista não limpa a casa... faz profilaxia nela
Dentista não conserta nada... restaura tudo
Dentista não presta atenção... analisa radiograficamente
Dentista não beija na boca... troca streptococcos mutans
Dentista não atrapalha alguma coisa... impacta
Dentista não nasce... erupciona
Dentista não baba... tem hipersalivação.


Definição: Dentista - profissional liberal que come com os dentes dos outros.

CIDADE QUASE MODELO...Maravilha é uma cidade planejada pra ser perfeita. Além de trabalho, transporte, educação e segurança, a saúde tem cuidados especiais, como sempre diz o seu prefeito: Fluoretamos a água e bancamos a aplicação de selantes nos dentes de todas as crianças. Nela só morreu uma pessoa nos últimos dez anos: O dentista, de fome!

PROFISSIONALMENTE...Um dentista está passeando com a esposa, quando cruza uma loira gostosona, que o cumprimenta com um sorriso meio maroto. Quem é ela? pergunta a esposa. Eu a conheço profissionalmente. E a mulher não deixa a chance passar: Em qual profissão: na sua ou na dela?

PACIENTE MUITO PACIENTE...Salim fala para a atendente: Quero falar com o Dr. Valdir! O senhor tem hora? Sim, são duas e meia. Não, eu quero saber se o senhor é paciente. Que a senhora acha? Fazem seis meses que ele não me paga o aluguel.

MINERIM... No dentista... - Dotô, quanto é que custa pra arrancá um dente? - Oitenta reais. - Vixe, Maria! É caro demai da conta, sô!! - Sinto muito, mas é preço de tabela. - Escuta dotô... e si fô só pra deixá meio bambo?

LOUCO - Um dentista no hospício atende um interno que havia extraido um dente na véspera e pergunta: - E então meu caro seu dente parou de doer? E o louco: - Sei lá doutor, o senhor é que ficou com ele!

GRITE - Dentista: Agora, grite o mais que puder.Paciente: Por que, doutor? Dentista: É que tem muita gente aí fora e eu não quero perder o jogo.

ANESTESIA IMPORTADA - O dentista diz para o paciente novo rico, antes da cirurgia de colocação de implantes: Não se preocupe, vou usar anestesia local....O novo rico reage de bate pronto: Que é isso doutor, eu pago essa grana toda e exijo que use a importada.

POSIÇÃO DA CADEIRA - Dondoca nervosa e estabanada senta-se na cadeira e comenta: Doutor, não sei de que tenho mais medo, se de tratar dos dentes ou ter um filho. O dentista sem pensar duas vezes, bate pronto: Então decida logo, para ver em que posição eu ponho a cadeira.

A CIRURGIÃ -Dentista vira-se para a Mariazinha, sua paciente de pediatria e pergunta: - O que você vai fazer quando for grandona como a titia? - Um regime!

UM DENTISTA NO INFERNO - Um Dentista desceu aos portões do inferno e foi admitido. Mal havia chegado, já estava insatisfeito com o baixo nível de higiene do inferno. Logo começou a fazer projetos e várias ações para coibir aquele caos. Pouco tempo depois já não havia no inferno o insuportável mal hálito nas pessoas. Ninguém mais reclamava de dores de dente, os banheiros tinham escovódromos, e por conseguinte, estavam mais limpos e cheirosos. O dentista era um cara muito popular por lá. Um dia, Deus chamou o diabo ao telefone e perguntou, ironicamente: - E então, como estão as coisas aí embaixo? E o diabo respondeu: - Uma maravilha! Agora aqui todos se beijam, sorriem uns aos outros, não existem desdentados , as pessoas estão mais felizes... se alimentando melhor... isso sem falar no que o nosso Dentista está planejando para breve! Do outro lado da linha, surpreso, Deus exclamou: - O quê!?! Vocês têm um Dentista aí? Isso foi um engano! Dentistas nunca vão para o inferno. Mande-o subir aqui, imediatamente! O diabo respondeu : - Sem possibilidade! Eu gostei de ter um dentista e continuarei mantendo-o aqui. Deus, já mais irritado, fala em tom de ameaça: - Mande-o para cá, agora, ou tomarei as medidas legais necessárias. Eis que o diabo soltou uma gargalhada: - Hahahaha! Onde você vai arrumar um advogado? Estão todos aqui !

domingo, 29 de março de 2009

Sorriso


Oração do Dentista

Ó Deus, que me iluminastes com as luzes sacratíssimas de vossa infinita sabedoria, permitindo-me escolher a trilha que ora sigo, recebei em vossa proteção todos os meus trabalhos e todos meus atos que eu venha a praticar como cirurgião-dentista. Recebei a minha própria consciência. Senhor, não permita que os bens do mundo me levem à soberba. Fazei que eu tenha sempre em mente a mais perfeita noção da verdadeira caridade, ajudando em todas as oportunidades os que necessitem de meu auxílio.E que eu o faça sem jamais desviar-me dos preceitos da técnica e dentro das normas da atual ciência.Que os medicamentos por mim aplicados, com o fim de curar ou aliviar as dores e aflições de um paciente, sejam sempre salutares. Que os métodos usados na restauração de partes moles e duras do campo maxilo-facial sejam executados com o máximo respeito às leis da estética e às funções fisiológicas. Que não me seja permitido cair na obscuridade, no indiferentismo, contentando-me em apresentar ao mundo uma assistência rotineira e incompleta, mas que eu lute com verdadeiro ardor, com persistência inabalável, à procura da perfeição profissional, para a prosperidade de minha terra e proveito de toda humanidade.
Fazei também, Senhor, que na intermitência das minhas noites de descanso eu tenha um dia trabalhado, lançando nos sulcos das horas de labuta a semente promissora, que a mim retornará revestida de vossa divina graça, trazendo-me a felicidade como herança e levando-me, enfim, à
eterna bem-aventurança.

sábado, 28 de março de 2009

Fale de Perto


Estima-se que quatro em cada dez brasileiros têm mau hálito. As causas vão desde a baixa produção de saliva e uso excessivo de medicamentos até rinite e prisão de ventre. Para tirar a prova: passe a língua no punho, aguarde 30 segundos e depois cheire o local.
Foi reprovado no teste ? Então siga estas orientações:

a) Escove os dentes e a língua após as refeições;
b) Tome 2 ou mais litros de água por dia;
c) Vá ao dentista regularmente.

Cuidados com a higiene bucal do bebê

Benefícios do aleitamento materno à saúde bucal do bebê
Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

Como fazer a higiene bucal do bebê

Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê.
No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira.
Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.


Quando fazer a primeira visita ao dentista
O ideal é que a mãe faça uma consulta durante a gestação para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho.
Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

Cárie de mamadeira
É uma cárie de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior.

Filho que usa mamadeira e que, ao remover o hábito, ele passe a não tomar mais leite. O que fazer para que ele continue tomando leite
Todo processo de remoção de hábitos deve ser lento e gradativo. Antes de remover a mamadeira, é necessário ter certeza de que seu filho sabe e gosta de tomar líquidos no copo. Para isso, primeiramente substitua apenas uma mamadeira pelo copo (geralmente, inicia-se pela mamadeira da tarde).
Quando perceber que seu filho está tomando todos os 250 ml anteriormente oferecidos na madeira, no copo, substitua a mamadeira da manhã. No momento em que ele estiver ingerindo 500 ml de leite por dia no copo, a mamadeira da noite deverá substituída.
Esse processo pode durar de 2 a 6 meses, dependendo da criança, por isso, o ideal é que ele seja iniciado um pouco antes dos 2 anos de idade. Para facilitar o processo, pode-se usar os copos com tampa, também chamados de copos de transição.

A cárie é uma doença transmissível
O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias.

Filho que usa chupeta, como acabar com esse hábito
Para remover a chupeta, deve-se reduzir o seu uso a cada dia.
Comece utilizando-a moderadamente, somente quando a criança estiver adormecendo. Quando a criança dormir, lentamente, remova a chupeta da boca e guarde-a.
Nunca deixe a chupeta em correntes penduradas no pescoço ou ao alcance da criança.
É a mãe que deve administrar as horas de uso, e não a criança. Assim, cada dia ela usará a chupeta um pouco menos até reduzir completamente o seu uso, o que deve ocorrer por volta dos 2 anos de idade.


Fonte: Site APCD

Gengivite pode levar a Problemas Cardíacos

Ligação entre gengivite e problemas cardíacos.
Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Como isso acontece? A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sanguínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco. O relatório do Ministério da Saúde dos Estados Unidos sobre saúde bucal afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e vá ao dentista regularmente.
Com relação à saúde bucal, as recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos.
Para uma perfeita saúde bucal, você deve:
Manter sua boca saudável. Isto é, escovar os dentes, usar fio dental diariamente e consultar o dentista regularmente;
Informe seu dentista a respeito de seu problema de saúde geral;
Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos - como antibióticos, por exemplo - de acordo com as indicações.

Os procedimentos dentários e os riscos a quem tem problemas do coração.
Se você tiver certos problemas cardíacos, existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco preexistente. Nesses casos, a infecção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.
Há precauções que você deve tomar se estiver enquadrado em algum dos itens abaixo:
Válvulas artificiais;
Histórico de endocardite;
Defeitos cardíacos congênitos;
Válvulas cardíacas danificadas por problemas como, por exemplo, febre reumática;
Prolapso da válvula mitral com sopro;
Miocardiopatia hipertrófica.
Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.

Fonte: www.colgate.com.br