terça-feira, 31 de março de 2009

Dentista Também Entende de Gastronomia

Que bebida combina mais com os caldinhos?

SOPAS LEVES - Caldo verde

Vinho: tinto Dão, Bairrada, Brasileiro Reserva.
Justificativa: caldo verde é um creme de couve com batatas e tem a variante que acompanha lingüiça.
Este caldo não é muito encorpado e tem sabor levemente herbáceo. Perfeito para este estilo são os vinhos de corpo médio, aromas levemente frutados com notas de especiarias, caso dos vinhos da Bairrada e do Dão.
Cuidado com vinhos muito frutados e alcoólicos como os do Alentejo ou Novo Mundo.Sugestão: Dão Porta dos Cavaleiros 2003, Mistral. Marson famiglia 2002, Marson, Brasil.

Capelete in brodo

Vinho: tinto Chianti, Valpolicella, Rosso di Montalcino.
Justificativa: Bem leve e com sabor delicado de noz-moscada, esse caldo tem ainda a presença do capelete. Mas isso não interfere na textura. O vinho ideal para este tipo de caldo (brodo) é de sabor levemente ácido e frutado, sem marca do carvalho. Neste caso experimente adicionar um gole do vinho ao caldo. Sugestão: Clianti San Fabiano 2003, Decanter. Rosso di Montalcino Camigliano, 2003, Casa Flora.

SOPAS ENCORPADAS - Caldinho de feijão

Vinhos: Jerez manzanilla ou fino.
Justificativa : Este é um clássico.
Cremoso, picante, com ou sem alho torrado por cima. A textura do prato, o sabor picante e a nota salgada que tem este caldo devem ser considerados para uma harmonização. Para resolver de forma eficiente o picante do alho torrado e da pimenta-de-cheiro é preciso um vinho de boa acidez, sabor discreto e levemente amendoado. O Jerez é o par ideal para este tipo de creme e para todas as demais comidas que têm características picantes e salgadas.
Sugestão: Jerez Fino La Ina, Pernod Ricard.

Minestrone

Vinho: Tintos encorpados com boa acidez e taninos.
Justificativa: Prato de textura e pedaços de carne e de legumes cozidos precisa de um vinho com bons taninos e alguma fruta.
A untuosidade tem que ser equilibrada pela acidez do vinho, neste caso o ideal são os vinhos como os da Sicília ou da Campânia.
Sugestões: Aglianico Mastroberardino, Campania 2002, Mistral. Sédara Nero d´Avola , Sicília, World Wine.

Creme de mandioca (aipim)

Vinhos: tintos Malbec argentino, Cabernet chileno, Syrah australiano.
Justificativa: Textura grossa e de sabor pronunciado.
Para suportar este creme é preciso ter corpo e muita fruta no sabor. Vinhos tintos frutados e encorpados darão conta da textura e do sabor deste creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário